Saúde oral da Suíça / Entrega gratuita para todas as encomendas superiores a € 40

Como deves cuidar das tuas gengivas: o Guia Completo

Cuidar das gengivas é essencial para desfrutares de uma boa saúde oral, que beneficia todo o teu corpo. Vamos-te mostrar o que deves ter em conta...

Porquê este guia?

Cuidados a ter com as tuas gengivas

Vieste ao lugar certo se:

  1. Sentes as tuas gengivas inchadas ou sensíveis - ou sangras após a escovagem - e queres tratar o problema. Ou...
  2. Queres aprender as melhores maneiras de cuidar das tuas gengivas e prevenir problemas gengivais. (Já melhorámos a saúde oral de milhões de pessoas - e já treinámos dezenas de milhares de dentistas por todo o mundo para a prática da prevenção). Ou...
  3. Receias que as tuas gengivas estejam a retrair e queres saber se há algo que possas fazer.

Passo 1

O que são doenças gengivais?

Sabe mais sobre doenças gengivais e os perigos da gengivite e da periodontite...

Sangramento das gengivas

Talvez notes algumas manchas de sangue quando mordes uma maçã. Não estás só. Gengivas que sangram são muito comuns. Mas deves encarar isto como um aviso.

Gengivite

Pode significar que estás no início de uma doença gengival conhecida como gengivite (outros sintomas incluem gengivas mais escuras e sensíveis e mau hálito). A causa principal para a gengivite é a acumulação de placa bacteriana.

IMPORTANTE: Felizmente, na maioria dos casos, podes tratar e prevenir gengivite com uma excelente rotina de saúde oral. (Estás no lugar certo. Consulta os passos mais abaixo!)

Como sempre, é importante realizar visitas regulares ao dentista e ao higienista oral.

Periodontite

Quando não é tratada, a gengivite pode levar à periodontite - uma inflamação dos tecidos que seguram e suportam os dentes. Se a periodontite não for tratada, arriscas-te a perder um dente. Por favor consulta um profissional de medicina dentária se tens alguma preocupação.

Passo 2

Como escovar os dentes corretamente

Utiliza uma escova de dentes suave e eficaz, com a técnica correta, para manteres as tuas gengivas saudáveis...

Tratares devidamente das tuas gengivas é uma boa forma de garantires que tens as bases para uma boca saudável. Um ótimo ponto de partida é compreender o seguinte...

A ideia de que devemos escovar os dentes com força, utilizando uma escova dura, não é correta. O sulco gengival - o espaço entre os dentes e as gengivas - é terreno fértil para bactérias, levando a um aumento da formação de placa bacteriana. Mas é muito difícil limpar de forma eficaz com uma escova de dentes dura - os filamentos duros não se conseguem adaptar à superfície do sulco.

Isto pode levar a dois cenários infelizes.

  1. O sulco gengival enche-se de bactérias e fica infetado.

  2. Como as pessoas não conseguem limpar o sulco com as suas escovas de dentes duras... esfregam a área com muita pressão. Neste caso, é possível limpar o sulco... mas destruindo as gengivas como consequência.



Retração Gengival

Ambos os cenários podem levar à retração gengival.

Isto expõe o "pescoço" do dente, que fica entre a coroa e a raiz, o que pode causar dor de dentes sensíveis... levando a cáries, infeções, gengivites, periodontites e até a perda de dentes.

Por favor consulta um dentista no caso de retração gengival.

Felizmente, podes evitar que as gengivas se retraiam aprendendo a escovar da forma correta.


'As gengivas adoram esta escova de dentes'

As gengivas são suaves e precisam de ser lavadas gentilmente. É por isso que os profissionais de medicina dentária recomendam filamentos finos e suaves - e quantos mais, melhor.

A estilosa escova de dentes Curaprox CS 5460 tem este nome devido aos 5.460 filamentos Curen® finos e suaves (em vez do nylon convencional) - cada um com 0.1mm de diâmetro. Uma superfície de limpeza de elevada densidade que não tem rival. A CS 5460 é, como tal, excecionalmente eficaz e garante que não danifica as tuas gengivas. Os filamentos finos da CS 5460 limpam suavemente e com eficácia todo o sulco - sem causar qualquer lesão.

É por isso que os dentistas, higienistas orais e clientes a recomendam. É também por isso que dizemos, orgulhosamente, que "as gengivas adoram esta escova de dentes".

Como escovar os dentes corretamente

Tão importante quanto utilizares uma escova de dentes suave...

será escovares os teus dentes e linha da gengiva com a quantidade certa de pressão.

Aqui fica o nosso guia completo para que possas escovar os dentes com a técnica mais simples e eficaz.

A CS 5460, juntamente com a pasta de dentes Curaprox Enzycal livre de Lauril Sulfato de Sódio (LSS), não contém os ingredientes nocivos utilizados por outras pastas de dentes presentes no mercado e limpa com eficácia, promovendo a função protetora da saliva.

Esta é a forma correta de escovar se quiseres:

  1. Manter as tuas gengivas saudáveis e limpas... e prevenir problemas gengivais
  2. Tratar problemas gengivais existentes
  3. Garantir que os problemas não agravam

Vídeo escovagem correta

Nós recomendamos:

Passo 3

Escovas sónicas para gengivas saudáveis

Pensa numa escova de dentes sónica desenvolvida para pessoas que sofrem de - ou querem evitar - problemas gengivais...

E se preferires escovas de dentes elétricas? Será que existe uma forma de limpar suavemente as gengivas sensíveis?

Sem dúvida.

Curaprox Hydrosonic pro foi concebida para estas pessoas, que querem tratar ou evitar todo o tipo de problemas gengivais.

Como deves cuidar das tuas gengivas com uma escova de dentes sónica

Tal como a CS 5460, esta escova tem filamentos Curen® ultra finos - chegando aos 42.000 movimentos suaves por minuto...

... que podes posicionar nas extremidades das gengivas para tratar ou prevenir os ligamentos periodontais inflamados e gengivas.

Vídeo para limpeza dentária profissional

Nós recomendamos:

Passo 4

Escovilhões interdentários

Revoluciona o teu tratamento gengival com escovilhões interdentários...

Utilizar escovilhões interdentários - em conjunto com uma escova de dentes de alta qualidade - revolucionará o teu cuidado com as gengivas...

... e ajudar-te-á a tratar - ou combater - a gengivite e o risco de periodontite.

Espaços interdentários - os pequenos espaços entre os dentes - são perfeitos para a acumulação de placa bacteriana que se esconde e cresce sem ser batalhada, infetando as tuas gengivas...

... porque a tua escova de dentes não consegue chegar a estes espaços.


"Como utilizar escovilhões interdentários para manter os teus dentes suaves... e o que esperar"

Para cada espaço interdentário...

Insere o escovilhão interdentário Curaprox CPS prime. E depois retira. Está feito. Os filamentos limparam a placa bacteriana. Passa o teu escovilhão por água. E avança para o próximo espaço. Descobre no nosso guia completo como utilizar o escovilhão interdentário.

Quando utilizares um escovilhão interdentário pela primeira vez, é provável que sangres. Isto é sinal de inflamação.

Como voltar a ter gengivas saudáveis

Não te preocupes. Continua a tratar das tuas gengivas com esta rotina diária, antes ou depois de escovares os teus dentes à noite. Depois de uma semana, a inflamação e qualquer sangramento deverá desaparecer. (Por favor consulta um dentista se persistir.)

Recorre a um especialista de medicina dentária para te ajudar a escolher o tamanho certo do teu escovilhão interdentário. Se for demasiado pequeno, não limpará eficazmente. Se for demasiado grande, poderá não caber e danificar as tuas gengivas.

Vídeo o uso correto

Nós recomendamos:

Passo 5

Uma única escova para a linha das gengivas

Alivia uma inflamação gengival aguda com um produto de lavagem bocal especializado

Se sofres de inflamação gengival aguda, o produto de lavagem bocal Curaprox 'Perio plus' Regenerate poderá acelerar a regeneração dos teus tecidos orais.

Também combate as bactérias com uma combinação de clorohexidina (CHX) - prescrita por dentistas há décadas... e os bioflavonoides naturais existentes no Citrox®, extraídos da laranja amarga.

Nota: Este produto não deve ser utilizado durante um período prolongado. Uma rotina de saúde oral de excelência - incluindo escovar os dentes duas vezes por dia e utilizar um escovilhão interdentário uma vez por dia - é a melhor maneira de evitar inflamação nas gengivas.

Nós recomendamos

Passo 6

Uma única escova para a linha das gengivas

Melhora substancialmente o teu cuidado gengival com o método de escovagem intitulado "a técnica a solo"...

A técnica foi concebida pelo profissional de medicina preventiva Jiri Sedelmayer para limpar a zona gengival com enorme precisão e sem danificar as gengivas.

Quando menos é mais!

Realizar movimentos suaves e precisos ao longo da gengiva - quase sem exercer pressão - requer alguma prática. Mas, uma vez aperfeiçoada, é considerada pelos profissionais de medicina dentária a melhor forma de limpar a zona ao longo da gengiva e de chegar às áreas de difícil acesso, atrás dos molares.

Cuida dos teus dentes e gengivas

A Curaprox concebeu a escova de dentes CS 1006 com um único tufo para a técnica a solo.

É uma parceria de sonho!

A placa bacteriana e as doenças periodontais não têm hipótese.

Os nossos clientes adoram a CS 1006 - desenhada de forma a que o tufo da cabeça de escovagem encaixe na perfeição na linha das gengivas - enquanto lês um livro ou vês um filme.

Jiri Sedelmayer, que faleceu em julho de 2019, foi o fundador do programa individual de medicina oral preventiva, preparando alunos e profissionais de medicina dentária para a prevenção de doenças da forma correta. O seu impacto na medicina dentária não deve ser subestimado.

Vídeo para a técnica a solo

Nós recomendamos:

Informação adicional

Cuidados com a gengiva e saúde no geral

Porque é que cuidar da gengiva é tão importante para a saúde geral?

Não há dúvidas que cuidar dos dentes e gengivas leva a uma melhor saúde geral.

Se as toxinas bacteriais, presentes na boca, entrarem na circulação sanguínea devido a gengivas inflamadas, poderás estar a colocar o teu coração, cérebro, pulmões e sistema imunitário em perigo.

A dentista e Chefe de Educação Profissional da Curaprox, Ana Stevanović, afirma que a ligação entre a saúde das gengivas e a saúde geral é bidirecional.

"A boca está ligada ao resto do corpo e está na hora de tratarmos o corpo como um todo", admite.

"Não existe saúde oral e saúde geral; existe saúde, ponto. Bons hábitos de saúde oral, baseados no controlo da placa bacteriana, podem melhorar a saúde do resto do nosso corpo."

Ana Stevanović
Chefe de Educação Profissional da Curaprox