Swiss premium oral careSwiss premium oral care

Seleciona o teu país Portugal Portugal
Entrega gratuita para todas as encomendas superiores a € 40
Entrega em 5 dias úteis
Pagamento seguro com 3D Secure

Como fazer com que as crianças escovem os dentes

Queres ensinar o teu filho a cuidar bem dos dentes. Mas, às vezes, é uma verdadeira batalha, e parece não haver qualquer vontade do lado dele. Não desesperes! Pode demorar algum tempo, mas, no final chegarás lá, e o resultado final será importante e gratificante. Vamos analisar várias formas de ajudares o teu filho a gostar de escovar os dentes.

min read
Mar 2022
https://curaprox.pt/blog/post/Como-fazer-com-que-as-criancas-escovem-os-dentes
min read
Mar 2022
https://curaprox.pt/blog/post/Como-fazer-com-que-as-criancas-escovem-os-dentes

O que vais aprender neste artigo?

  • Várias formas de motivares o teu filho a escovar os dentes
  • Os principais factos sobre os dentes das crianças
  • O momento certo para ser rigoroso

O que posso fazer?

O meu filho recusa-se a escovar os dentes.

You want to teach your child how to take care of their teeth properly. But sometimes it can be a real struggle, and there just seems to be no will from their side. Don’t despair! It may take a bit more time, but you’ll get there in the end, and the final result is both very important and very satisfying. Let’s take a look at various ways to help your child learn to love brushing:

Rotinas regulares e agradáveis

O teu filho precisa de escovar os dentes duas vezes por dia — de manhã e antes de ir para a cama. Esta rotina deve ser agradável para que o teu filho não tenha motivos para a desprezar. Para criar um bom ambiente na casa de banho, podes usar a música preferida do teu filho e fazer brincadeiras. 

Como progenitor, deves dar o exemplo, demonstrando disciplina duas vezes por dia. Por muito ocupado ou cansado que estejas, o teu filho tem de ver que nunca faltas à escovagem dos dentes.

Controlo na escovagem

Observou-se que as crianças têm melhor desempenho quando têm controlo sobre o que fazem. Por exemplo, quando a criança escolhe a sua própria escova de dentes, é mais provável que a utilize regularmente do que quando a escova não é escolhida por ela. O mesmo se aplica à pasta de dentes. Ao permitires que o teu filho escolha a sua escova, estás a dar-lhe o incentivo para formar hábitos de saúde oral. Por isso, da próxima vez que escolheres os produtos dentários numa loja ou online, pergunta ao teu filho qual a cor da escova que prefere, ou qual o sabor da pasta de dentes que quer.

Liderar pelo exemplo

Se o progenitor seguir uma rotina de escovagem saudável, é mais provável que o seu filho siga o exemplo. Para a maioria de nós, como adultos, a relutância em escovar os dentes resulta de experiências de infância — de quando os nossos pais nos forçavam a escovar com substâncias incómodas e ásperas, e nunca seguiam as suas próprias regras. Não passes esta tradição adiante. Pelo contrário, procura criar uma atmosfera de amor, carinho e afeto. Tens o poder de melhorar muito a saúde oral do teu filho na sua vida adulta.

Estás quase assegurado

Há mais alguma coisa que deva saber?

Ao escovarem juntos os dentes, é uma boa ideia ter música e permitir que tanto tu como o teu filho se divirtam. Assim, criam imagens duradouras e memórias agradáveis que levam o teu filho a escovar sempre os dentes. Não incentives à escovagem com guloseimas ou recompensas materiais. Recorre apenas ao amor e à atenção. Está presente durante a escovagem. Responde pacientemente a qualquer questão relativa à escovagem ou à saúde dentária.

Sê rigoroso quando o teu filho se recusar a escovar. Deve compreender que tal comportamento não é aceitável na vossa família. Escovar os dentes não é uma questão de escolha, é uma questão básica de saúde, segurança e higiene. 

As crianças podem ter dificuldade em construir ligações lógicas entre as suas ações e as consequências a longo prazo. Como progenitor deves ensinar a importância da escovagem diária.

Resumo:

Para a maioria de nós, como adultos, a relutância em escovar os dentes resulta de experiências de infância. É fundamental formar experiências positivas de escovagem para que as crianças continuem os seus hábitos de saúde oral na idade adulta. Negligenciar os dentes de leite pode levar a danos profundos nos dentes definitivos.

https://curaprox.pt/blog/post/Como-fazer-com-que-as-criancas-escovem-os-dentes