Swiss premium oral careSwiss premium oral care

Seleciona o teu país Portugal Portugal
Entrega gratuita para todas as encomendas superiores a € 40
Entrega em 5 dias úteis
Pagamento seguro com 3D Secure

A melhor altura para a criança começar a escovar os dentes

O teu filho terá dentes de leite dos 7 aos 12 anos e, depois, estes serão substituídos por dentes definitivos. Durante esta altura, é importante cuidar dos dentes de leite e assegurar a sua substituição natural pelos dentes definitivos correspondentes.

min read
Mar 2022
https://curaprox.pt/blog/post/A-melhor-altura-para-a-crianca-comecar-a-escovar-os-dentes
min read
Mar 2022
https://curaprox.pt/blog/post/A-melhor-altura-para-a-crianca-comecar-a-escovar-os-dentes

O que vais aprender neste artigo?

WHAT YOU WILL LEARN IN THIS ARTICLE
  • Qual é a idade recomendada para começar a escovar os dentes?
  • De que forma pode a condição dos dentes de leite afetar os dentes definitivos?
  • Como deves cuidar da saúde oral do teu filho em diferentes idades?

Dentes de leite

A importância da sua saúde

O teu filho terá dentes de leite dos 7 aos 12 anos e, depois, estes serão substituídos por dentes definitivos. Durante esta altura, é importante cuidar dos dentes de leite e assegurar a sua substituição natural pelos dentes definitivos correspondentes. Se o teu filho perder dentes de leite por cáries ou lesões, é provável que os dentes de adulto surjam tortos. As cáries também podem alastrar aos dentes definitivos que se avizinham, o que exigirá tratamento ortodôntico no futuro.

Em bebé

deves limpar suavemente os dentes do bebé assim que começarem a aparecer. Usa um pano macio e húmido para limpar os dentes e as gengivas, ou uma escova para bebés da Curaprox, concebida especificamente para essa tarefa.

Dos 2 anos e meio aos 3

é a idade em que a criança deve ter as suas primeiras escovagens de forma independente. É nesta idade que os pais devem demonstrar a técnica adequada e certificar-se de que desenvolvem os hábitos de escovagem corretos. O importante é ser encorajador. Não te esqueças da “segunda limpeza” —de escovares os dentes do teu filho depois de ele ter tentado fazê-lo. Com o tempo, aprenderá a escovar mais eficientemente, mas nesta fase é importante manter os dentes limpos com a tua ajuda.

Dos 7 aos 9 anos

nesta idade, a criança pode já estar consciente para seguir as suas próprias rotinas de escovagem independente. Mas, muitas vezes, continuará a precisar da tua ajuda. A escovagem supervisionada dos dentes é aconselhável e importante até à puberdade. Podes fazê-lo através de monitorização regular e de encorajamento contínuo. Também é importante que lideres através do exemplo. O teu filho precisa de saber que a família tem a rotina de escovar os dentes duas vezes por dia, todos os dias, sem exceção.

Dos 9 aos 12 anos

nesta fase, o teu filho já sabe escovar devidamente mas, muitas vezes, distrai-se e não se sente motivado para o fazer. Recomendamos que verifiques a qualidade da escovagem com a maior frequência possível. Convém falarem regularmente sobre o que pode acontecer se negligenciarem a rotina dos cuidados orais. Nesta idade, as crianças são capazes de compreender melhor a importância dos cuidados orais e é possível falar sobre este tema com elas e motivá-las a cuidar da saúde oral todos os dias.

Mãos e bocas pequenas

Como escolher a escova certa

Ao escolher a escova adequada para o teu filho, lembra-te de que deve ser fácil de usar e funcional. As escovas infantis são desenhadas para as necessidades anatómicas próprias de bocas e mãos mais pequenas. São mais seguras graças às cabeças de escova mais pequenas, e são suaves para as gengivas e para o esmalte graças aos filamentos macios e densos. Uma escova mais pequena também é mais confortável de segurar e de orientar na boca.

Escolhe a escova ideal

Uma pasta de dentes apaixonante

Uma pasta de dentes infantil adequada deve ser suave, mas eficaz. E, para além disso — divertida. Existem níveis diferentes de flúor para satisfazer as necessidades dos grupos etários, vários sabores deliciosos, e ingredientes cuidadosamente escolhidos para o desenvolvimento saudável dos dentes de leite e dos primeiros dentes definitivos.

A dose recomendada de flúor em pasta de dentes para crianças é de:



1
do primeiro dente aos 2 anos
500 ppm



2
dos 2 aos 6 anos
1,000(+) ppm



3
depois dos 6 anos
1,450 ppm

Só ingredientes bons

O que contêm?

Todas as pastas de dentes da Curaprox são produzidas apenas com coisas boas — sem SLS, triclosano, ou microplásticos. A pasta de dentes kids da Curaprox está recheada de ingredientes benéficos que conferem excelentes propriedades de limpeza aos dentes das crianças, reforçam o esmalte e apoiam a função de proteção natural da saliva:



Enzimas

... que ajudam a saliva a proteger o esmalte.



Xilitol

... que tem um suave efeito antibacteriano e traz um toque de doçura natural à pasta de dentes.



Aromas naturais

... de morango frutado, melancia sumarenta ou menta suave. Deixa o teu filho decidir.



O flúor é um elemento chave na remineralização do esmalte e no fortalecimento dos dentes. A única situação em que precisarias de zero flúor seria se o vosso médico te recomendasse especificamente uma pasta de dentes dessas com base na condição individual do teu filho.

Resumo:

É importante, praticamente desde o nascimento, preservar os dentes de leite e garantir a sua substituição natural pelos dentes definitivos correspondentes até aos 7 a 13 anos de idade. As crianças precisam da tua ajuda na escovagem e a limpeza supervisionada dos dentes é aconselhável e importante até à puberdade. Também convém falar regularmente com a criança e explicar-lhe o que pode acontecer se negligenciar a rotina de cuidados orais, além de garantir que usam as ferramentas e técnicas certas.

https://curaprox.pt/blog/post/A-melhor-altura-para-a-crianca-comecar-a-escovar-os-dentes